Pare de reclamar e seja grato


Message Stones, pela Pixel Perfect Digital

Há a falsa sensação de que reclamar ajuda a resolver os problemas. No entanto, a mera reclamação não traz consigo nenhuma ideia de solução, nem ao menos abre caminho para a resolução. É possível ficar horas e mais horas ouvindo sobre problemas e mais problemas ao invés de focar-se alguns minutos para resolvê-los de vez (ou pelo menos começá-los a resolver).

O principal motivo é o comodismo: o medo de um problema ser resolvido e logo aparecer outro, do qual não se está acostumado. É necessário ter consciência de que as pessoas acostumam-se com os seus problemas e tiram vantagens deles, logo resolvê-los é mais um aborrecimento do que um alívio.

Contudo, problemas sempre aparecem, não importa quantos estejam ativos no momento. Acomodar-se não é seguir o fluxo do Universo de forma natural, mas se apegar à situação existente, esforçando-se para que ela não mude. Fica a ideia de voltar ao que era antes - o que nunca irá ocorrer.

A melhor solução para reclamações é agradecer pelos problemas: são oportunidades de crescimento e aprendizado. Lidar com eles de frente permite que as coisas fluam de forma realmente natural, já que não há apego às situações. Com o tempo, percebe-se que problemas não existem, apenas situações inesperadas - que, por incrível que pareça, encaixam-se com graça no contexto da vida.

Comentários