terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pessimismo não é Realismo

É comum as pessoas olharem sempre a realidade por um viés negativo, pessimista. É como se tudo fosse dar errado a qualquer momento, e mesmo que algo dê certo, o que há de negativo ainda prevalece. Como é difícil ver uma notícia boa, alentadora, no jornal. E mesmo quando esta aparece, não tem o mesmo destaque, não tem o mesmo "brilho" das notícias de mortes e crimes que sangram o noticiário em seus diversos veículos. É como se as coisas ruins comandassem nossa mente, nos fazendo ter medo e sentir tristeza perante a vida.

Mas quando aparece alguém otimista, que vê a vida pelo lado bom, ficamos indignados. Como uma pessoa pode sorrir frente a tanta desgraça? E quando ela fala pra gente que somos muito pessimistas, a resposta vem na ponta na língua: não somos pessimistas, somos realistas.

E a realidade é formada apenas por coisas ruins? Tem certeza? Muito bem, vamos tirar então o futebol de domingo, o cinema de sábado, os amigos, e todas as coisas boas de nossa vida, até porque esta é só desgraça mesmo. E olha quanta coisa boa não damos valor! Deixa-se de dar valor às coisas boas para dar valor a coisas que nem nos dizem respeito. Esquecemos de olhar para nossa boa vida para olhar a desgraçada alheia. E pior: achar que aquela desgraça é nossa (é em parte, mas como assumir a parcela ruim sem assumir a parcela boa?).

Vamos começar a olhar primeiro para o lado bom, e sermos gratos por ele. Vai facilitar demais as coisas, e o mundo terá mais cor, e ficará mais habitável a nós, que voltaremos a ter vontade de viver. Sempre haverá coisas ruins e boas, cabe a nós escolher o que valorizar e prestar atenção. Claro que certas coisas negativas devem ser trabalhadas, mas para se tornar algo melhor.


Uma perspectiva de vida mais otimista aumenta nossa gratidão com o mundo e com nossa própria vida. É o que dá vontade de viver, pois vivemos pelas coisas boas, não pelas ruins (você nunca parou para pensar nisso?). Deixe as coisas negativas de lado, e dê uma solução a cada uma aos poucos (e de verdade. Tome uma atitude sincera para com elas, não para perpetuá-las).

2 comentários:

  1. meu comentário não coube ):
    VOU ENVIAR POR E-MAIL :D

    ResponderExcluir
  2. Oi... e tem gente que gosta de falar de coisas ruim, sente até prazer. Pior que isso é estar em um lugar e ser obrigado a ver noticias de acidentes e mortes: no posto de saúde por exemplo. Você vai lá as vezes já não muito bem e na tv só tem isso... da ultima vez que fui no posto estava assim. Acho que é importante saber o que acontece no mundo mas creio que deve ter noticias que mostrem o lado bom da vida, coisas boas, e não só morte, assalto, acidente e barbáries.
    .
    .
    .
    Beijo moreco =*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.