A Vida não é Receita de Bolo

Parece algo óbvio, mas se for prestar atenção, as pessoas em volta parecem procurar loucamente uma receita de bolo para as situações da vida. Olhe as vitrines das livrarias e veja o que faz sucesso na sessão de auto-ajuda: não são livros que ajudam a refletir e a evoluir, mas "como ganhar dinheiro", "como fazer sucesso nos relacionamentos" e afins.

O que as pessoas não percebem é que essas "receitas de bolo", por assim dizer, são muito mais experiências pessoais que deram certo (ou não) para os autores do que uma certeza de que vai funcionar pra todo mundo. Interessante notar que nesses livros, se o método fracassa com você, a culpa é apenas sua porque não fez "rigorosamente" o que está no livro.

No entanto, as circunstâncias não permitem que aquele método seja meticulosamente repetido, logo não é uma receita de sucesso. Contudo, ao invés de as pessoas perceberem isso e pularem fora, partem para o próximo livro, e para o próximo, e mais outro. Até decoram as diversas "receitas de bolo" sem perceber suas falhas.

Infelizmente, o mercado editorial de auto-ajuda aqui no Brasil não ajuda muito, pois já que esses livros são os que mais rendem, livros realmente enriquecedores são deixados de lado, seja na fila da tradução, seja na fila da comercialização. O que resta a fazer é analisar o que realmente pode ser aplicado (ou não) do que é ensinado, ou se aquilo nada mais é que mera propaganda.

Comentários