quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ensaio sobre a Fofoca


Talvez um dos maiores males da sociedade atual seja a fofoca. É algo que aparenta ser inofensivo, mas seus danos podem ser mais letais do que muitas armas. Contra a fofoca não há muita defesa, nem muita atitude a ser tomada, porque a fofoca amarra as pessoas em laços de interesses dentro de um jogo no qual todos perdem. É como a maldição do filme O Chamado: para se livrar dela, tem que mostrar o vídeo a alguém, que vai ter que mostrar a outra pessoa, a outra pessoa...

Se você realmente quer uma vida melhor, cesse a fofoca da sua vida. Qualquer tipo de fofoca, por mais leve e inofensiva que pareça. Não busque saber dos outros por outros, você tira todo o direito de defesa das pessoas. Na grande maioria das vezes, o fato é manipulado, distorcido, e fica parecendo ser algo nocivo, quando na verdade o que ocorreu foi uma besteira de nada. Já é feio ficar contando o que acontece com os outros para outras pessoas, imagina ainda distorcer.

Convido você a refletir sobre o dano causado pela fofoca. Quantas pessoas perdem o emprego, relacionamentos são desfeitos, brigas acontecem, apenas porque fulano disse a cicrano que beltrano fez ou faz não sei lá o quê, que não é da conta de ninguém? O que você tem a ver com a vida de outrem? Nada, absolutamente nada. Então deixe o outro viver a vidinha dele enquanto você vive a própria vida.

Quando alguém começar a falar de outra pessoa para você, corte-a. Elimine o mal pela raiz. Se você não gosta de fofoca, desconfie do fofoqueiro: o que ele quer ganhar com isso? Se ele não tivesse interesse na situação, não falaria nada, certo? Tem vezes que a fofoca é feita mais para prejudicar alguém do que para se autopromover. Cuidado redobrado: você acha certo punir alguém porque ouviu de alguém alguma coisa que você não concorda?

Pegue a fofoca e a jogue no lixo. Afaste-se dos fofoqueiros. Deixem que falem de você; se alguém perguntar alguma coisa, seja honesto e sincero sobre você, ignore quem disse o quê. Vamos parar com a hipocrisia de usar a fofoca como desculpa. Pior do que ficar sabendo da fofoca, é você não ter direito de defesa a ela. Você gostaria que falassem mal de você e não te dessem o menor direito a se defender? É o que acontece o tempo todo com as pessoas.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto, sem contar que vc acaba sendo alvo do fofoqueiro, afinal fofoca é hábito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^_^

      Fofoca faz mais vítimas do que doença!

      Excluir

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.