
Depois de tanta insistência, lá fui eu ver o filme. Não é grande coisa, muito menos uma super trama. É uma ação simples, centrada apenas na resolução do mistério para evitar que um matador em massa cause estragos na cidadezinha. Quem não presta atenção perde o essencial do filme: como agem as sombras, e de que forma elas podem manipular as pessoas. Sim, o filme é real neste aspecto - e as pessoas passam despercebido por considerarem parte da ficção.
O interessante deste filme é o relacionamento do protagonista com os mortos e espíritos malignos - como ocorre na realidade. Estes últimos realmente agem daquela forma, manipulando a mente das pessoas para conseguir o que desejam: sangue e destruição. E é o que você vê hoje em dia por aí: pessoas tentadas a destruir e a fazer o mal - além de matar pessoas, promover atos bárbaros. Não é nem a morte em si que interessa, mas o sofrimento, a dor, a agonia.
Apenas Stormy acredita em Odd Thomas (trocadilho que ele explica logo no começo no filme), mesmo sem ter a mesma capacidade de seu namorado. Eles estão predestinados para ficarem juntos para sempre, mas não se sabe quando. O chefe de polícia da cidadezinha não consegue acreditar como os palpites de Thomas são tão certeiros. Até hesita em acreditar no sobrenatural (que é extremamente natural, diga-se de passagem), porém dá valor ao que esse "estranho" diz e toma todas as providências para seu informante não ficar visível.
Uma coisa que parece ficção mas também é real é o dom que Thomas tem de encontrar as pessoas ao acaso. Sim, isso também existe - aliás, esse filme poderia entrar na categoria de baseado em fatos reais. Thomas simplesmente anda em direção ao problema e encontra ao acaso os elementos para resolvê-los - uma pista, uma pessoa morta, sombras rondando pessoas e lugares. Fico pensando se as pessoas realmente querem ter esse tipo de dom.
Detalhe importante: Thomas não é padre, nem possui nenhum poder "mágico" para afastar as trevas. Tudo que ele faz está dentro do mundo material - alertar pessoas, conversar com o chefe de polícia, invadir a casa do suspeito e procurar pistas. E é isso que as pessoas devem fazer: dá para lidar com essas forças sombrias sem precisar de uma réstia de alho ao pé do ouvido. Dá para não ser manipulado, dá para não agir que nem gado, o problema é que as pessoas não querem, estão confortáveis assim. E serão cobradas por isso - em um futuro não muito longe.
Recomendo este filme como uma boa aula sobre "o outro lado" e como um alerta sobre o que está acontecendo no mundo atualmente. Ele não fica fantasiando ou viajando na maionese, simplesmente vai ao ponto sem deixar de perder a realidade do assunto.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.