Cuidado com as tentações!

Tentação é tudo aquilo que tira a pessoa do seu caminho evolutivo em troca de um prazer ou uma vantagem momentânea. Por mais que seja atribuída a fatores externos (o exemplo mais conhecido é o diabo cristão), a decisão de se deixar levar pela tentação é unicamente da pessoa, em sua fraqueza de ir pelo mais fácil, que nem sempre é o certo.

Coisas ruins e erradas nunca aparecerão de forma grotesca, a menos que a mente da "vítima" (na falta de melhor palavra) já esteja tão abalada que não consiga distinguir as coisas que estão à frente. Tentações aparecem, na maior parte das vezes, agradáveis aos olhos: não se pode chamá-las de bonitas, pois o belo é essencialmente verdadeiro e bom.

A maior parte das tentações está ligada às pequenas coisas, às chatices do dia-a-dia. Atalhos são, na maior parte das vezes, armadilhas. Cair nas pequenas armadilhas é o começo para cair nas grandes, criando uma bola de neve de problemas. O caminho natural, aparentemente longo e árduo, é leve e tranquilo quando se segue o fluxo do Universo.

Escolher um caminho sólido - sem relativismos - pode ser mais pesado do que se pensa, pois, como dito antes, pensa-se que pequenos atalhos irão facilitar, quando na verdade acontece o contrário. Claro que, ao longo do tempo, as tentações tornam-se maiores e de aparência mais viçosa, promovendo uma queda ainda maior.

Comentários

  1. Sim quando se fala em tentação logo nos vem os pecados que aprendemos desde a infância, cada um tem sua fraqueza neste sentido e se entrega, realmente as coisas pequenas, corriqueiras é que nos levam a um destino ou outro, mas nós as vezes nem prestamos atenção e ficamos num círculo vicioso que atrasa, entristece e atrapalha o crescimento, seja ele espiritual ou não, tenho refletido muito sobre isso ultimamente e tenho tentado pensar mais antes de fazer alguma coisa.
    Bom assunto esse de hj :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas pensam muito no sentido cristão do termo, como se ficasse restrito a essa doutrina. E se está restrito a isso, logo os outros estão imunes. Ledo engano.
      É muito difícil perceber que está sendo manipulado. Geralmente pensamos que somos donos da nossa própria vida e fazemos o que queremos, mas não é bem assim. Nos deixamos levar pelos outros, e principalmente pelo sistema. E quando as coisas dão errado, culpamos os outros, não nos responsabilizamos. Seria engraçado se não fosse triste.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.