Todos temos direito a ter nossas opiniões, independente quais sejam. Não podemos criticar alguém por ter determinada opinião. Por mais absurda que seja, é apenas uma opinião (o que a pessoa faz a partir desta opinião é outra coisa, pois isso que pode realmente fazer danos à sociedade). Percebo que as pessoas fazem estardalhaços porque alguém disse algo que não as agrada - muitos problemas seriam evitados apenas ignorando o "ofensor".
Rotular algo ou alguém é fazer um julgamento precipitado que sempre cai no erro da frustração - eu não sabia que era assim, eu pensei que fosse assado. Pior do que isso é o orgulho da pessoa impedir que ela assuma seu erro de forma madura e sincera, persistindo no erro mesmo sabendo que está errada. É o que vejo com muitas pessoas que não querem "mudar de opinião" e se assustam quando alguém o faz. Saiba disso: você é livre para mudar sua opinião quando quiser e porque quer. Isso é crescimento.
Porém um detalhe importante: intuição não é preconceito. Se sua intuição indicou algo, ela sempre tem razão. Aprender a confiar na intuição a deixa mais precisa e presente - ela não é mero acaso. Quanto mais você desconfia dela, mais longe de si mesmo você está. A intuição antecipa conclusões que seriam feitas em tempo posterior com argumentos bem mais convincentes. Chega a ser até irônico: não julgue, não rotule, não tenha decisões precipitadas, mas use sua intuição, pois ela é bem mais profunda e sempre aponta para o melhor caminho.
Sugiro esvaziar os rótulos, e ver o que aquilo realmente significa pra você. O rótulo em si nada é além de um dispositivo que fomenta o preconceito das pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.