sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Rótulos

De uns tempos para cá, as pessoas vêm sendo rotuladas de diversas formas, como se fossem aqueles potinhos que guardamos dentro do armário. Qualquer comentário ou atitude logo é definida como algo tal, e as reações se dão àquela definição, não ao fato em si. Basicamente isso foi definido como rotulação, que é condenado pelas pessoas, porém praticado pelas mesmas corriqueiramente. Pessoas tornam-se definições, porém as definições não abrangem a totalidade das pessoas.

Todos temos direito a ter nossas opiniões, independente quais sejam. Não podemos criticar alguém por ter determinada opinião. Por mais absurda que seja, é apenas uma opinião (o que a pessoa faz a partir desta opinião é outra coisa, pois isso que pode realmente fazer danos à sociedade). Percebo que as pessoas fazem estardalhaços porque alguém disse algo que não as agrada - muitos problemas seriam evitados apenas ignorando o "ofensor".

Rotular algo ou alguém é fazer um julgamento precipitado que sempre cai no erro da frustração - eu não sabia que era assim, eu pensei que fosse assado. Pior do que isso é o orgulho da pessoa impedir que ela assuma seu erro de forma madura e sincera, persistindo no erro mesmo sabendo que está errada. É o que vejo com muitas pessoas que não querem "mudar de opinião" e se assustam quando alguém o faz. Saiba disso: você é livre para mudar sua opinião quando quiser e porque quer. Isso é crescimento.

Porém um detalhe importante: intuição não é preconceito. Se sua intuição indicou algo, ela sempre tem razão. Aprender a confiar na intuição a deixa mais precisa e presente - ela não é mero acaso. Quanto mais você desconfia dela, mais longe de si mesmo você está. A intuição antecipa conclusões que seriam feitas em tempo posterior com argumentos bem mais convincentes. Chega a ser até irônico: não julgue, não rotule, não tenha decisões precipitadas, mas use sua intuição, pois ela é bem mais profunda e sempre aponta para o melhor caminho.

Sugiro esvaziar os rótulos, e ver o que aquilo realmente significa pra você. O rótulo em si nada é além de um dispositivo que fomenta o preconceito das pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.