A Importância da Iniciação no Reiki

Conheço diversas pessoas que se auto-intitulam reikianas sem a devida sintonização ou iniciação. Acham que estão a aplicar Reiki quando, na verdade, estão apenas a transmitir energia, sem o devido cuidado que o método observa.

A Iniciação é uma forma de ligar a pessoa à egrégora do Reiki no grau em que ela se encontra. Pode até ser mais formal que energética, mas não deixa de ser necessária: é o que legitima uma pessoa como reikiana ou não, e acabou.

No mais, uma pessoa pode ser terapeuta energética, transmitindo energia através das mãos, mas ela não seria reikiana pois não estaria habilitada para tal. Isso não é depreciativo em si, mas faz toda a diferença: uma pessoa pode saber dirigir, mas sem carteira de motorista não poderá conduzir um carro pelas ruas.

Através da Iniciação as pessoas podem saber qual a linhagem de Reiki que o professor segue - inclusive confirmar se ele é mesmo reikiano. "Buracos" nas linhagens devem ser esclarecidos: como o caso de Diane Stein, que foi renegada pela mestre por utilizar símbolos do Reiki III sem ter sido iniciada neste nível.

Comentários