Gokai - Só por hoje, Confio

Uma das traduções deste princípio é "não se preocupe". Há duas formas de antecipar uma situação: por análise racional de fatores, planejando o que pode ser feito, e por antecipação emocional dos revezes que tal situação pode causar.

Enquanto que no primeiro caso há uma reflexão sobre ônus e bônus do que pode acontecer, e um estudo de alternativas para tornar a situação mais favorável possível, no segundo caso a pessoa imagina ser racional, mas se baseia em sofismas ou lógicas absurdas, sofrendo os revezes de algo que ainda não aconteceu.

Há uma piada que diz "aconteça o que acontecer, já aconteceu". Se for para ocorrer algo desfavorável, irá ocorrer; senão, não irá. As coisas acontecem dentro do padrão de consciência: quanto mais evoluída a pessoa, melhor as coisas fluirão, haverá uma sucessão harmônica de fatos - mesmo aqueles vistos como revezes.

Confiar implica em não se deixar levar por traumas passados nem por expectativas futuras. É um reforço prático do "só por hoje". Não confundir com esquecer tudo o que houve no passado ou viver bovinamente como se não houvesse amanhã. Viver o hoje implica ter consciência de que os dias estão interligados: o aprendizado do ontem, a experiência do hoje, o sonho do amanhã.

Comentários