sexta-feira, 6 de março de 2015

Gokai - Os Cinco Princípios do Reiki


O Reiki, além de uma terapia, é uma filosofia de vida. Não adianta querer cuidar e ajudar pessoas se você não se cuida. Os Cinco Princípios buscam tornar o reikiano uma pessoa melhor a cada dia, mais consciente de si e do que faz. Não pense que o Gokai é algo restrito apenas aos praticantes da técnica - todos podem se beneficiar de sua filosofia e aplicá-la no dia a dia. Cada um fazendo sua parte contribui para um todo melhor.

Estes princípios eram ensinados por Mikao Usui, que sistematizou a técnica Reiki(não vou entrar nas variações dos nomes da técnica e da energia, já que isso causa muita confusão e não cabe neste post), e deveriam ser recitados ao amanhecer e ao anoitecer, juntamente com os poemas escritos pelo Imperador Meiji. São poemas curtos, cheios de vida e sentimento, considerados sagrados em uma época em que o Imperador no Japão era considerado sagrado. Enquanto se medita sobre o Gokai, as mãos devem estar em posição de prece, com os polegares tocando o chakra cardíaco (gassho).

Atualmente os poemas são objeto de meditação entre os reikianos, sendo apenas o Gokai recitado ao amanhecer e ao anoitecer, com as mãos na posição anteriormente descrita. Tenho duas versões musicais do Gokai, se quiserem, podem entrar em contato me solicitando. Além de ajudar a meditar, são gostosas de se ouvir (e a música fica grudada na cabeça o dia inteiro).

Basicamente, e com algumas diferenças nas traduções (a tradução da Associação Portuguesa de Reiki trabalha com afirmações, de modo a facilitar a absorção do Gokai), os Cincos Princípios são:

Somente por hoje:
não se zangue/sou calmo,
não se preocupe/eu confio,
seja grato/sou grato,
respeite pais e mestres (os mais velhos em outras traduções)/sou bondoso,
trabalhe honestamente/trabalho honestamente.


Só de ser apenas por hoje fica bem mais fácil. Você dá seu melhor aqui e agora, sem se preocupar com o amanhã. O compromisso é diário, desvinculado dos outros dias. Esqueça se você conseguiu ontem, ou se conseguirá amanhã - esforce-se para fazer hoje. E isso deve ser aplicado em todas as áreas da vida - principalmente com o que gostamos, ou com o que precisamos ser determinados, para não perder o foco. Cada dia um pouquinho, e o caminho será trilhado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.