Gokai - Só por hoje, Trabalho Honestamente

Ao contrário do que alguns pensam, certo e errado existem, além de depender do contexto onde estão inseridos, logo são conceitos racionais. Trabalhar honestamente é fazer o certo, sem a estupidez que forçar os outros a fazê-lo: afinal, cada pessoa tem sua experiência de vida para fazer o certo e o errado.

Trabalhar honestamente também implica ter resiliência para superar os revezes das adversidades sem se deixar dobrar pelo "caminho fácil": entenda que não é um caminho natural, mas que promete facilidades a custo de sangue. É necessário resiliência também para proteger-se das pessoas que não aceitam o certo em virtude de conveniências.

Em outras palavras, trabalhar honestamente é fazer o certo sem se deixar levar pelo conveniente. Viver assim fortalece e liberta de chantagens: não há forma de corromper quem não aceita conveniências, mesmo aquelas que não combatem diretamente o que está errado.

É um princípio que requer força, pois quem está em volta tende a não aceitar esse tipo de postura. Não pense, contudo, que é algo rígido a ponto de ser engessado: fazer o certo torna-se natural com o tempo, sobretudo quando se aprende a lidar com a conveniência alheia.

Comentários