sexta-feira, 27 de março de 2015

Gokai - Trabalhe Honestamente


Honeycomb, por Petr Kratochvil

Eu já queria escrever sobre trabalho, e essa é a melhor ocasião para tal. Não quero falar sobre produtividade, resultados, promoções - afinal, todo mundo fala disso. E como tem sido a rotina no trabalho? Está satisfeito? O que falta? O que sobra? Qual é a sensação de se arrumar para ir trabalhar e qual é a sensação depois do expediente? Já parou para pensar sobre isso?

Vamos parar de pensar em salário e pensar se o nosso trabalho realmente nos satisfaz. Trabalhar honestamente não é só fazer um serviço ético, mas ser honesto consigo enquanto trabalha - você está satisfeito com o que faz? Você realmente gosta do que faz? O que você gosta (e o que você não gosta) do seu emprego? Só existe ética no trabalho quando há satisfação com o mesmo. Se você faz as coisas de má vontade, porque não gosta do que faz ou mesmo porque está insatisfeito, você sempre vai procurar uma brecha - e acabar se machucando seriamente nela.

Se não está satisfeito com o seu trabalho, mude essa situação imediatamente. Às vezes, só uma mudança de setor ou de unidade já basta para o stress diminuir. Claro que há situações mais complicadas, que pedem uma mudança radical de emprego, de cidade, de vida. Se isso for o melhor pra você, por mais complicado que seja, vá atrás. O efeito aparece a longo prazo, tenha paciência que tudo ficará bem.

Somente por hoje, trabalhe honestamente. Seja grato por ter um emprego, e não se preocupe com sua rotina. Não se zangue com o que acontece, deixe passar.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.