terça-feira, 14 de abril de 2015

Gokai - Seja Gentil


Mãos em concha estendidas, por Geoge Hodan

Finalmente, para encerrar a série de posts sobre o Gokai, umas palavrinhas sobre gentileza e respeito. Se prestarem atenção eu troquei os dois últimos princípios da ordem original (trabalhe honestamente é o último e seja gentil o penúltimo) pelo tema deste post ser relativamente delicado para mim. É muito mais fácil falar de trabalho do que respeito, gentileza - as pessoas tendem a por seus traumas em primeiro lugar, esquecendo de ouvir o que o outro tem a dizer. Aliás, muitos traduzem essa parte como respeite pais e professores, respeite os mais velhos, o que causa uma baita confusão.

Gentileza gera gentileza? Em partes. Ser gentil não significa exatamente que todos serão automaticamente gentis com você (talvez você trombe com mais pessoas rudes do que antes!), porém quando você é gentil com alguém, você de alguma forma melhorou o dia dessa pessoa - e é isso que irá voltar pra você. Seja grato apenas por poder dar, sem esperar por receber - até porque você pode receber algo bem desagradável (sim, há pessoas estúpidas o suficiente para responderem gentileza com grosseria).

Em outras versões, esta parte é traduzida como respeite os mais velhos, ou mesmo pais e mestres. Temos que respeitar aqueles que vieram antes de nós. Eles já conhecem o caminho que iremos passar, sabem como a vida é, e passaram por dificuldades até maiores do que nós. Eles que darão os melhores conselhos para nossa vida, isso você pode ter certeza. Mas aprenda a discernir: vejo hoje em dia muitos idosos que não viveram a vida e acham que têm razão só por estarem "velhos" no RG. Viva a vida intensamente hoje para compartilhar experiências amanhã.

O mesmo digo sobre os mestres: muitos são mestres apenas no diploma (confesso: eu sou um desses), mas na vida prática nada adicionam. Um mestre de verdade não fala por aí que é mestre, ele é mestre e ponto. Contudo, temos que respeitar a todos mesmo assim, pois cada um tem alguma experiência a compartilhar. Ser gentil e respeitoso, independente de quem seja, sem se zangar, muito menos se preocupar, trabalhando honestamente, só por hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.