Gokai - Só por hoje, Sou Bondoso

Outra tradução deste princípio é "seja gentil com professores e mestres". No entanto, ser gentil apenas com algumas pessoas não torna ninguém melhor, e sim mais intolerante, acreditando-se que não há aprendizado além de determinados grupos.

Por um lado, ser gentil e bondoso independe de quem está do outro lado. É apenas ser como uma brisa num dia quente, que refresca a todos por onde passa. É também aceitar que nem sempre a gentileza será bem recebida, muito menos devolvida em bondade - já que há aqueles que consideram a bondade e a gentileza sinais de fraqueza.

Por outro lado, um mestre não o é apenas pelo conhecimento, mas pela experiência que transmite. Um mestre tem (ou deveria ter) outra postura pela experiência e pelo conhecimento acumulados ao longo da vida. Hoje em dia, professores e mestres querem ser respeitados pelo status que possuem, não pela experiência que transmitem.

Ser bondoso acaba por ser uma consequência dos quatro princípios anteriores: é necessário calma para não precipitar-se nas atitudes; confiar que sua atitude é a melhor a ser feita, e que a resposta será a mais adequada ao momento; a gratidão pelo momento, além da responsabilidade da devolutiva; a honestidade, não apenas no trabalho, mas em todas as áreas da vida.

Comentários