sexta-feira, 12 de junho de 2015

Keep Walking

A vida não para. O tempo não para. Movimento é vida. "Movimento depende do referencial", dizem. "Então escolha um referencial melhor", respondo. Ficar parado é quase uma morte, você estagna, e perde a vontade de continuar (por isso preguiça é algo perigoso - você vai ficando, vai ficando, e não quer sair mais). Vida é movimento, e mesmo a Morte tem seu movimento - para uma nova vida.

Por vezes nós nos estagnamos no tempo enquanto o Universo continua sua dança. Tentamos nos enraizar em um tempo qualquer em uma vã tentativa do mesmo arrastar-se ad aeternum. É algo extremamente doloroso - o Universo segue o ritmo dele e vai nos arrastando junto de alguma forma. Como eu disse no post linkado anteriormente, o Universo evolui e nós também, afinal, fazemos parte dele. Pense nisso quando bater aquela nostalgia dolorosa ou se revoltar com alguma novidade. Claro que nem sempre o novo é melhor que o velho (não devemos correr como loucos atrás de novidades), mas achar que tudo que é mais antigo é melhor é apegar-se a um tempo que não volta - não da mesma forma ou da forma como desejamos.

É muito mais doloroso ficar parado no tempo do que se libertar das amarras do Passado. Não nego que há dor neste último caso, mas são dores que nos libertam - e que nos tornam mais fortes. Vou falar sobre dores em outra oportunidade. E assim como tudo passa, a dor também passa, e o alívio fica. Parece trabalhoso estar sempre aberto aos dias que se renovam, sem deixar de carregar no coração os bons momentos - relembrar é uma viagem ao Passado, sobretudo porque depois voltamos ao Presente.

A ideia é dar o próximo passo, continuar avançando, por mais que tenha ventos contra, por mais que seja doloroso. Lutar para dar o próximo passo é a melhor atitude a ser tomada. Enquanto nosso ritmo não flui em harmonia com o Universo ainda, vale a pena o esforço de seguir sempre em frente, independentemente dos obstáculos e dificuldades que aparecem. Para seguir o caminho, é necessário caminhar.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.