Editorial: Não precisa de nada disso

Recebi um link sobre postagem e publicação em blogs. Gostei do material e acabei lendo o blog inteiro, que falava basicamente sobre como atrair mais leitores, mais comentários, e até mesmo mais dinheiro para seu blog através de diversas técnicas.

Concordo que o blog tem que ser fácil de ler, seja na forma, seja no conteúdo. Gosto muito das ideias, estratégias e dicas para as pessoas escreverem cada vez melhor sobre o que gostam, mas entendam: ter um blog vai muito além de qualquer tutorial de como ter sucesso.

Por que digo isso? Porque houve uma época em que os blogs eram conhecidos como diários virtuais onde as pessoas escreviam sobre suas experiências de vida para uma plateia invisível. Algumas faziam mais sucesso do que outras e após alguns anos esses "blogueiros profissionais" foram para o YouTube ou se tornaram jornalistas através de seus blogs.

Alguns blogueiros menos conhecidos também foram para o YouTube, enquanto outros foram para outras redes sociais (os famosos influencers). Poucos pararam de blogar e uma parcela mínima ainda escreve em blog, como eu.

Os blogs "famosos" que aparentemente seguem essas regras não mostram o "pulo do gato" de seus acessos. Simplesmente estão bombando, e as dicas ensinadas possuem pouco efeito. Fora que, no geral, esses blogs "famosos" têm conteúdo raso, o que não acrescenta nada para o leito.

Um bom blog é encontrado pelo leitor na hora certa. Não fique caçando visitas, likes e comentários como se sua vida dependesse disso. É melhor um blog ter menos relevância com um público que aprecie suas ideias do que ter mais relevância e viver em confusões.

Comentários

  1. Fico feliz que a dica tenha rendido reflexões, mesmo que contrárias ao propósito original rs

    Embora, em minha defesa, insisto que a ideia não é se obcecar com likes, mas justamente dar visibilidade para aquele seu material que só você faz. Há um excesso de talento criativo na internet. Para algo sequer aparecer no feed dos outros é preciso um certo marketing.

    Claro, há blogs e blogs, cada qual com seu objetivo. Não há um único caminho "certo" a se tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini, seu fofo >.<
      Ao longo do tempo fui percebendo que meu blog não é pra muitos, é pra poucos, pouquíssimos. Se eu divulgá-lo por aí, não só receberei muita gente boa, mas também muitos trolls e pessoas de opiniões destrutivas. Não é essa a ideia.
      Concordo sim em melhorar meu conteúdo constantemente. Preciso pesquisar mais sobre o que eu escrevo. Aliás, sinto que falta algo no blog, não sei exatamente o que é.

      Beijos!

      Excluir
  2. Quando eu decidi ter um blog foi tanto pela vontade escrever como de interagir com os autores dos blogs que acompanho, não critico que tem a intenção de fazer disso um meio de vida mas penso que deve ser bem complicado. E o crescimento do blog, os conteúdos tendem sempre a melhorar na medida que existe dedicação e também amor ao que se faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que tá a confusão: você ter um blog por ter é diferente de ter um blog "profissa".
      Os dois crescem e melhoram ao longo do tempo, que nem uma planta: você aduba, rega, dá muito amor e carinho, et voilà!

      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.