terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Níveis de Verdade


A Verdade é uma só, porém nossa visão a respeito dela muda conforme nossa evolução - por isso parece que a Verdade tem vários aspectos, ou mesmo que não existe, ou mesmo que são várias. É como se víssemos algo sob diversos ângulos. Hawkins fala em seu livro que a nossa visão de verdade vai mudando conforme elevamos nossa consciência. Isso é bem visível quando passamos por situações marcantes, que nos trazem grandes aprendizados, e nos fazem mudar de opinião sobre diversos assuntos. Só que isso não significa que devemos mudar de opinião ante qualquer situação - conforme evoluímos, tendemos a estar mais certos das coisas da vida, o que irrita quem está a nossa volta.

Partindo do princípio de que apenas 5% da população consegue superar o Orgulho, temos uma sociedade com visão extremamente restrita das coisas. Conceitos elevados, a profundidade e mesmo a simplicidade da vida ficam acessível apenas para poucos, que nem sempre são pessoas consideradas agradáveis, ou mesmo fáceis de lidar. Quanto mais você evolui, e vai percebendo que não é bem assim, atitudes diferentes você toma. E é difícil de reconhecer uma atitude mais profunda quando se tem consciência limitada - ou seja, a sociedade condena pessoas que possuem razões próprias.

O Amor é um conceito considerado fútil para muitos, mas é a própria força da Vida. É algo que vai além do relacionamento entre dois seres, expandindo-se de dentro da pessoa e abraçando o mundo inteiro. Uma coisa tão forte, tão profunda, tão intensa, que realiza o que chamamos de milagres. O Amor que funde dois seres em um só - o fundamento do matrimônio. E desse Amor que surgem outros seres, o que faz compreender o Amor de Deus sobre a Criação.

A Felicidade não é algo fugaz, é um regozijo interior, sereno. É aquela alegria boba, o sorriso de criança, os olhos que brilham perante o mundo. Você não precisa de quase nada para ser feliz: apenas ter Paz e Amor interiores. Ou seja: a verdadeira felicidade é algo difícil de ser alcançado, e não é só com desapego que você a alcança. Vida material é algo importante: ter uma boa saúde, buscar o conforto e o que considera o melhor pra você, independente da opinião alheia.

A Verdade é simples, mas muito profunda. Tão profunda e tão simples que as pessoas não a veem. A evolução negativa tende ao caos, não é um caminho para a Verdade. Muitas pessoas ditas evoluídas, ou prestigiadas pela sociedade por uma suposta "evolução", não são evoluídas propriamente dito. Podem até ser pessoas negativas que estejam tentando destruir a sociedade (alguém lembra do Supremo Chanceler de Star Wars?). É necessário ter fé para poder distinguir o que é evoluído do que é apenas engodo, o que vou deixar para outra ocasião.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.