terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Uma crítica ao bom senso


O bom senso é algo extremamente subjetivo, ou seja, não existe um bom senso coletivo, como muitos querem acreditar. O bom senso parte da visão pessoal de razoabilidade. E é algo tão pessoal, tão único, que pouquíssimas pessoas se concordam em algumas coisas, tendendo a discordar de muitas outras. Disso surgem as discussões: quem está certo e quem está errado? Ninguém! Interessante como este conceito ainda não foi passado pelo crivo da relatividade, a exemplo de outros conceitos mais sólidos e absolutos.

É difícil aceitar que o bom senso coletivo não existe. Parece tão claro, tão óbvio! Mas o que é óbvio para uns, é absurdo para outros. No final, prevalece o bom senso de quem manda, mesmo que todos discordem. Simples assim. Quando uma pessoa apela ao bom senso, simplesmente ela quer dizer: para mim isso é certo e não dou a mínima importância para a sua opinião. O que parecia algo promissor lembra mais uma doença alojada no organismo há tanto tempo que não se sabe como começar o tratamento.

Não confunda senso comum com bom senso: o primeiro sim é algo coletivo, o famoso lugar comum. Ele não é algo a ser desmontado, pois é vazio por natureza, apesar de ser uma boa orientação quanto à programação humana. O segundo é mera observação da realidade: um ponto de vista é a vista de um ponto. O que é bom para uns não é bom para outros, e disso surgem diversos conflitos. Se o conceito de bom e ruim é relativo, porque o bom senso seria absoluto? Tente refletir.

Desmontar este conceito (de que o bom senso é algo coletivo) confronta em cheio com pessoas que opinam o contrário. Partindo do princípio do qual as pessoas são programadas, o conflito é questão de tempo. Vão dizer que está impondo sua opinião, sem perceber que também o fazem ao invocar o bom senso! Algumas pessoas nunca irão saber que o fazem, e simplesmente continuar no conflito contra si mesmo. Outras podem sair dessa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.