terça-feira, 4 de abril de 2017

Enkaku Chiryo - o famoso Reiki à distância

Talvez a técnica mais conhecida do Okuden, o nível II do Reiki, seja o envio à distância, que é conhecido tradicionalmente como Enkaku Chiryo. Há várias formas de se enviar Reiki através do tempo-espaço, seja através de uma fotografia (Sashin-Chiryo ho), pelas técnicas de redução ou substituto, ou mesmo se utilizando da caixa ou caderno de Reiki. O que eu mais vejo no Facebook são pessoas pedindo Reiki à distância para si e para amigos e familiares, assim como pessoas que se oferecem a enviar.

Entretanto, há algumas observações a serem feitas que costumeiramente os reikianos "deixam passar", seja por inexperiência ou por ignorância. Gostaria de ilustrar com um exemplo do filme Encantada, cuja cena é posterior a esta música:


A princesa Giselle pede para algumas pombas enviarem flores à ex-esposa de seu amigo Robert, mal sabendo seu nome, e sem saber endereço e outros dados. Ela apenas disse: "envie para Nancy!". Na cena seguinte, Nancy agradece Robert pelas flores. Por mais infantil que possa parecer, pode-se fazer um paralelo com o envio à distância:

  • Quanto menos dados, melhor: você não precisa saber o endereço, telefone, data de nascimento, e às vezes, nem ter uma foto ou objeto da pessoa (testemunho). Quando pedem no Facebook para enviarem Reiki para si mesmo ou alguém e fornece tantos dados, pessoas de má fé podem fazer mal uso deles.
  • Proximidade: quanto mais próximo o receptor for do reikiano, mais eficiente é o envio. Não digo em questão de distância física, mas sim de ligação: parente, amigo do amigo, profissional que trabalha com alguém conhecido. Quando se pede ou se aceita Reiki de uma pessoa desconhecida, este reikiano pode simplesmente nem enviar a energia, ou simplesmente a energia se dissipa por aí.
  • Não precisa combinar dia e horário: ao contrário de alguns medrosos, enviar Reiki à distância pode ou não ser combinado. Às vezes, na hora em que o reikiano está disponível, o receptor está fazendo outra coisa, e vice-versa. Quando o reikiano é uma pessoa evoluída, a hora que ela enviar vai ser a melhor hora a ser enviada e a melhor hora a ser recebida, independentemente do que o receptor esteja (ou não) fazendo.

Vejo que o Enkaku Chiryo tem sido muito distorcido e vulgarizado, sobretudo nas redes sociais. As pessoas acabam por pensar que é um remédio milagroso, rápido e eficaz. Reiki é natural, ele não faz nada inexplicável; uma aplicação à distância tende a ser imprecisa e generalista, e para problemas (energéticos) específicos, deve ser feito o tratamento presencial; Reiki só é eficaz quando aplicado por uma pessoa competente, profissional, evoluída: como confiar em uma pessoa que envia Reiki para emagrecimento ou para ganhar dinheiro?

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.