terça-feira, 25 de abril de 2017

Entropia e Esforço


De maneira geral, o Universo tende ao caos, à bagunça, à desintegração. A casa fica uma bagunça quando ninguém a organiza, a sociedade entra em colapso sem alguma força de ordem, e mesmo a mente dispersa-se em mil assuntos quando a mesma não é controlada. Para qualquer coisa da vida, o esforço é necessário. Seguir o fluxo do Universo não significa deixar tudo nas mãos dele - ele vai bagunçar tudo! Como um vírus, as pessoas mudam seus ambientes através de sua atividade, do seu gasto energético.

Tudo acontece através de esforço. É o esforço que põe as coisas em ordem. É o esforço que faz com que as pessoas evoluam e sigam seus caminhos. É um detalhe: está no meio-termo do pensamento que o Universo está ao nosso favor e que temos que bater de frente com ele para que cumpra nossas vontades e caprichos. Não existe espaço para a preguiça, mas existe um espaço para o cansaço e o descanso. Ultimamente, as pessoas andam com cada vez mais preguiça, achando ser cansaço. Dormem mais e mais, e continuam com sono, acordando cansadas.

Longe de fazer uma análise "científica", faço uma reflexão. Quanto mais se dorme, mais se quer dormir, mais cansado se acorda. Ao se tentar ficar acordado, desaba-se sobre a mesa, apaga-se para acordar minutos depois como um computador que entra em modo espera e "volta" do nada, como se tivesse dormido horas seguidas. A solução não é apenas dormir mais e mais, abrindo mão de compromissos cada vez mais importantes, mas sim refazer a rotina, aprender a dar preferência ao que realmente é importante - sobretudo o sono na hora certa.

Esforçar-se para manter-se acordado, viver e ser feliz. Esforçar-se, gastar energia, para poder repousar depois. Este gasto de energia é o que mantém o equilíbrio da constante entropia do Universo, e mesmo da própria vida das pessoas. No final, parece algo tão óbvio! Entretanto, é algo não trabalhado, não percebido.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.