terça-feira, 2 de maio de 2017

Vaidade, Manipulação e Diferença

As pessoas, de forma geral, são vaidosas. Gostam de se sentir melhores do que as outras, e acabam por manipular outrem por se sentir mais "privilegiadas" do que outras. Um dia especial, uma página bem acessada, elogios aleatórios de desconhecidos... Quando a Verdade vem à tona, os vaidosos tendem a se esconder mais e mais fundo na própria vaidade, recusando-se a reconhecer quem realmente são. A vaidade é a distorção da diversidade humana: as pessoas são diferentes. É um erro - e uma ilusão - querer por tudo no mesmo saco.


Essa mania de querer equalizar tudo acaba ou por podar ou por nivelar por baixo ou mesmo os dois. Deve haver uma igualdade legislativa - essa sim, importante fator para uma sociedade existir - mas querer tratar cada pessoa como um mero produto de uma linha de produção? É o que ocorre hoje e as pessoas nem sequer percebem. Elas buscam se destacar da massa ilusória justamente por procurar quem realmente são.

Ou seja, a manipulação é uma via de mão dupla: manipula-se para a pessoa ser mais um na multidão, assim como se manipula aqueles que se destacam da massa para manipular o primeiro grupo. O terceiro caminho (caminho do meio?) seria ter consciência de que as pessoas são diferentes entre si e tomar consciência das manipulações, fazendo sua própria manipulação. As pessoas sempre serão manipuladas, com a diferença de quem as está manipulando e do nível de consciência em que isso é feito.

Muitas manipulações perdem sentido quando a vaidade é deixada de lado, principalmente as mais grosseiras. Somos mera poeira estelar que pode mudar o fluxo do próprio Universo, mas para isto é necessário aquilo. Deixar de lado quem se pensa ser para tornar-se quem realmente é - a essência da Iluminação. A impressão que se dá é de um mero ser, desconhecido de todos, mas com total conhecimento de si.

É muito interessante: um caminho de ida e de volta. Ambos parecem a mesma coisa, mas não são: na ida há a consciência da manipulação humana, a consciência distorcida de um ser indeterminado; na volta há a manipulação consciente, evolutiva, e a consciência de seres determinados que formam um todo completo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.