terça-feira, 11 de julho de 2017

Não tenha pressa em evoluir


Por mais que um dos assuntos do blog seja o crescimento pessoal, não tenha pressa em evoluir. A evolução já está em não ter pressa para que as coisas aconteçam - elas irão acontecer. Parece estranho, mas evolução não demanda esforço - pelo menos, não no sentido de forçar a barra. Só de haver a vontade em evoluir - aquela vontade genuína, constante - as coisas já começam a mudar. Querer fazer da evolução um hábito, uma prática, corre o risco de tornar-se uma mera fachada de vaidade.

Uma questão que fica é se realmente há mudanças. Parece contraditório - o processo evolutivo é cheio de contradições e vazio de lógica - mas a pessoa muda sem mudar de fato. Ela não deixa de ser ela: apenas desabrocha o verdadeiro ser quem é. Ou seja, uma pessoa evoluída é apenas uma pessoa como ela é - com defeitos, manias, e mesmo mau humor matinal. Engana-se que seres evoluídos são doces de enjoar ou aquele estereótipo do zen de Facebook. A maioria dos evoluídos New Age não passam de meros vaidosos que se recusam a aceitar quem realmente são.

Uma pessoa evoluída não deixa de ter suas máscaras, expressões parciais de um todo resolvido, o que causa muita confusão. A diferença está na consciência em que isso é feito. A pessoa não precisa mudar seu visual ou seus hábitos apenas para aparentar que cresceu. Às vezes, essas mudanças radicais apresentam o contrário, ou mesmo uma resistência ao próprio processo. Evoluir não é tornar-se outra pessoa, seria meio que se transformar em si mesmo.

E sim, evoluir não tem lá muita graça, sobretudo para as pessoas de fora. Muitos querem evoluir apenas para exibir uma aura de evolução. Desistem do processo, ou fingem prosseguir, ao perceber que as mudanças são mais internas do que externas. Fora que cada pessoa possui suas dificuldades, que a cada superação modifica o ambiente em volta. Não significa desistir, ou mesmo não tentar, mas dar o devido tempo para as mudanças e as aceitar conforme surgirem.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.