terça-feira, 26 de setembro de 2017

O sofrimento é uma ilusão?


Questionaram-me por que eu vivo sorrindo, com a justificativa de que eu estaria tentando mascarar algum sofrimento. Achei uma pergunta interessante, e me pus a refletir para responder. É um exercício muito gostoso de ser feito, pois dá permite uma autocrítica sincera e produtiva.

Primeiramente, o sofrimento é real, ele existe sim, isso não pode ser negado. Negar tira todo o controle da situação, ela continua ocorrendo sem consciência da pessoa. Aceitar que o sofrimento existe é um passo importante na progressão da consciência, pois permite que possa ser tomada uma atitude efetiva a respeito.

O sofrimento é algo ruim? Depende da postura adotada, da resposta que é dada. Sofrer o sofrimento ajuda? Até certo ponto sim, é o chamado luto, necessário para seguir em frente. O luto é algo difícil de lidar, apesar de ser um nível de consciência relativamente baixo. É aquele baque inicial de algo inesperado, geralmente algo negativo.

Há um limite para o luto - como tudo na vida, ou quase tudo. Sofrer ajuda a por o excesso pra fora, mas e depois? Continuar a reclamar, a sofrer, chorar e se martirizar mais agrava a situação do que a alivia. Depois do luto não adianta mais sofrer - é como um doente que se recusa a melhorar. Martirizar-se não o fará uma pessoa melhor - talvez mais chata, rs.

Responder com alegria não é mascarar o problema - claro, se isso é feito de forma consciente. Quando há consciência, não há sofrimento, as coisas estão onde devem estar. É o contentamento e não a conformação. É agradecer e confiar no momento presente. Como se não existissem problemas, e mesmo que o sofrimento seja uma ilusão - ou uma questão de postura.

Se alguém acha que o outro está buscando mascarar seu sofrimento através de uma alegria falsa, a questão inverte: não seria o questionador a projetar seu próprio sofrimento no outro e não encontrar devolutiva? Ou mesmo incomodar-se com uma postura mais serena do outro? As pessoas em nível de consciência menor tendem a não suportar pessoas em nível de consciência mais elevado - o efeito Matrix. Isso as impede de conhecer coisas novas e aprofundar o conhecimento e a conexão consigo mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.