terça-feira, 31 de outubro de 2017

Reserva de Mercado


Reserva de mercado é uma área de controle de determinada programação. O exemplo mais clássico é o filme Matrix, no qual o sistema é uma grande reserva de mercado, programando e controlando quem está sob seu julgo. Este conceito é pura abstração, e uma das ideias mais próximas do que seria o sistema em si. É normal ver pessoas contra o sistema, no entanto estão presas a uma visão limitada do mesmo: o Capitalismo seria um sistema, o grande mal da humanidade. Acham que destruir esse sistema seria uma forma de libertar a todos e resolver tudo o que há de "errado".

As reservas de mercado buscam controlar, sobretudo para conquistar mais poder e influência, e assim se autopreservar. Existem em todas as áreas da sociedade, sejam materiais (como profissões), sejam mentais (como instituições religiosas). Inclusive há reservas de mercado voltadas à evolução: grupos de meditação, de filosofias alternativas, etc. Mesmo que alguns preguem estar fora do sistema, apenas atuam na manutenção do mesmo. O processo evolutivo é solitário, raramente em pequenos grupos, impossível coletivamente. É uma questão que vai além do dinheiro: conhecimento, informações e mesmo a legislação são também formas de controle das reservas de mercado.

O que é mais perceptível de uma reserva de mercado é sua visão em relação ao outro: o que não é definindo o que é. Ao definir o outro, define a si mesmo; ao desvalorizar o outro (mesmo que de forma velada), valoriza a si mesmo. Quando um grupo tenta restringir a atuação de outro, percebe-se claramente a ação da reserva de mercado: a maioria das pessoas não busca formular a própria opinião, seguindo cegamente o que outras dizem (pela autoridade, pelo conhecimento que aparentam ter). Ao se questionar, a pessoa desvincula-se das reservas de mercado e acaba por criar a própria.

Não é possível sair de uma reserva de mercado sem entrar em outra, ou mesmo criar uma própria: quando alguém pensa que finalmente está livre das mazelas de determinada programação, esbarra com os problemas de uma nova. De certa forma, a pessoa acaba por criar a própria reserva de mercado, a própria programação, o próprio rumo. No final das contas, tudo leva ao mesmo lugar, tudo é a mesma coisa. As reservas são criações que impedem interações que possam por tudo em xeque. São caminhos que levam ao mesmo destino, e que a pessoa pode fazer o próprio trajeto da forma que lhe convém.

Reservas de mercado não deixam de ser caminhos, códigos-fonte, por assim dizer. Parte delas propõe a mesma coisa, e uma não é melhor que a outra, a menos para a pessoa que analisa e observa. Cada caminho possui seus cruzamentos, e as pessoas são livres para atravessá-los e seguir por outras ruas e avenidas. Quando alguém diz que isso não é permitido, estranhe, questione. E continue seu caminho.

"Aprenda a forma, mas busque o disforme
Ouça o silencio
Aprenda tudo, esqueça tudo
Aprenda o caminho, depois encontre seu próprio caminho"

Filme O Reino Proibido

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.