terça-feira, 8 de maio de 2018

Não existe tentativa


Taí um vício que eu tô tentando me livrar: de tentar fazer as coisas. Tentar já implica em si não conseguir, falha. Não digo em acertar de primeira, mas ir até o fim, fazer com a certeza de que vai dar certo. O erro é apenas uma descoberta de aquele jeito não chega lá. Isso parece um motivacional às avessas, mas apenas expõe a "preguiça" que as pessoas têm para superar determinadas situações: algumas usam a "tentativa" como desculpa para não tentar. Eu mesma faço isso às vezes.

Talvez alguns leitores tenham percebido que já usei outras vezes a palavra tentativa, e agora estou apresentando uma opinião diversa. Este layout infelizmente não exibe a data da postagem, ou seja, é difícil saber se a postagem é antiga ou nova. Contudo, cada leitor pode se identificar com uma "época" de postagem, ao longo desses anos. Ler apenas as últimas, achando que são as "melhores" pode ser um engano.

Como disse anteriormente, tentar implica falha. A maioria não percebe que isso pode ser mera desculpa ao invés de um mero contratempo. Aos poucos, a "tentativa" é cada vez menos eficaz, ao ponto de virar apenas uma frase: eu tentei, mas não consegui. Pronto, acomodou-se. Isso é totalmente diferente de dizer: eu analisei todas as alternativas, vi por diversos ângulos a situação, mas as coisas sairão diferentes do planejado inicialmente. Isso é aprendizado. Claro que muitos podem pensar que isso é mero jogo de palavras, que no fundo o significado é o mesmo, mas não: a diferença está na atitude em que cada uma implica.

Insistir é uma questão de atitude. Tentativas sempre falham. Fazer algo e não dar certo é totalmente diferente: aprende-se um caminho que não chega ao lugar previamente desejado, e que pode ser muito melhor. Por esse aspecto, fazer é muito melhor que tentar: traz uma carga maior de aprendizado e abre a mente a novos horizontes. Além de fugir do comodismo que alguns "motivacionais" acabam por pregar inconscientemente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.