terça-feira, 6 de novembro de 2018

O empoderamento e a diluição de conceitos


Palavras são só palavras, que em si não significam nada. E por não significarem nada, as palavras podem significar tudo. O que é chamado de Vazio, ou mesmo percebido como tal, não está literalmente vazio, mas cheio-e-vazio ao mesmo tempo. Por isso que palavras não conseguem definir a realidade - pelo menos não em sua totalidade. E não, não adianta estudar, ter um vasto léxico, ou mesmo conhecer as regras gramaticais de uma língua: pessoas realmente sábias conseguem transmitir suas mensagens mesmo com erros de sintaxe.

Percebi isso ao analisar a palavra empoderamento, um termo muito usado hoje em dia, inclusive pelo Hawkins. Um termo do qual eu não gostava, por se remeter a pessoas com problemas de vitimização que ficam jogando a culpa nos outros ao invés de cuidar da própria vida. Contudo, pode ser uma palavra que resume o processo de desenvolvimento da consciência, já que, para Hawkins, é o processo de desenvolvimento do verdadeiro Poder.

Isso me jogou numa dúvida tal que, pessoalmente, ainda não a resolvi de todo - talvez não se resolva, ou se resolva sem se resolver. Discordo da visão de Hawkins sobre o tal empowerment, já que tal processo seria mais um contato do que um desenvolvimento - as coisas estão lá, só precisam ser acessadas. Como acessar, ou mesmo se é necessário acessar, é outro assunto. E, cabe ressaltar, esse processo é interno, não externo: apesar de os conceitos usados remeterem-se a coisas "de fora", tudo acontece "dentro" da pessoa - ou seja, o famoso sair do sistema é muito mais um processo interior do que exterior.

Outro exemplo que pode ser usado nessa diluição é a própria questão de dúvida-certeza: não quer dizer que por não ter mais dúvida eu tenha uma certeza - eu posso ter apenas um raciocínio sobre que já me orienta por determinado caminho. Talvez certezas tendam mais pro erro do que as dúvidas - e isso eu digo por experiência. Fica a sensação que diz tudo, mas que não explica nada - e talvez, sempre talvez, em outro momento tudo fique claro.

2 comentários:

  1. Empoderamento parece que é uma coisinha exclusiva só para uns e outros não, apesar de falar que qualquer um pode ser "empoderado", acho que é um termo bem desnecessário. Hoje todo mundo quer ser empoderado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, flor :D
      Primeiramente, obrigada pelo e-mail. Suas dicas estão me ajudando bastante, apesar de minhas atrapalhadas, kkkkkkkk
      Sim, a ideia do "empoderamento" é restrita a alguns grupos sociais que se consideram "oprimidos", mas até aí a melhor coisa a ser feita e cuidar de si mesmo e buscar ser uma pessoa melhor de verdade.
      Mas veja como um conceito pode se diluir e se tornar outras coisas: Hawkins usa para falar do próprio processo evolutivo.
      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.