terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ler ou não ler os comentários?


Há alguns anos atrás, vi um vídeo que explicava o motivo pelo qual o dono do canal desabilitava os comentários: a maioria dos comentários seria "inútil", não valendo a pena responder, fora alguns comentários que serviriam apenas para "estragar o trabalho feito". Ao invés da trabalheira de ler cada comentário e dar a devida resposta, ou mesmo apagá-lo, melhor não tê-los - principalmente para quem recebe muitos. No Wi-Fi Ralph, mesmo fazendo sucesso e conseguindo o dinheiro que precisava no site de vídeos, Ralph fica triste ao ler tantos comentários negativos sobre sua pessoa, e a administradora do site chega a comentar: nunca leia os comentários.

Afinal, lê-los ou não? Seja para quem está produzindo o conteúdo, seja para quem o está consumindo, os comentários são importantes ou não adicionam em nada? É fácil falar que comentários são inúteis quando você tem milhares para moderar antes de publicar e mesmo para responder, mesmo que com um simples obrigado. É fácil, também, evitar críticas e questionamentos usando a ideia de que tudo é inútil. Ao se comprar um produto, quem nunca mudou de ideia de adquirir determinada marca ou em determinada loja por conta de um comentário bem escrito? Quem acredita apenas nas resenhas mas não se dá ao trabalho de procurar pessoas usando o produto de verdade?

Não vou entrar mais a fundo nessa questão de compras para não fugir do assunto, mas já deu para ter uma ideia. Comentários são importantes: são a resposta ao trabalho publicado, simples assim. Aprender a geri-los, ou a digeri-los, faz parte do trabalho do blogueiro, do youtuber ou mesmo do podcaster, entre outros. Muito do que não é dito no post, vou focar no blog agora, acaba sendo explicado nos comentários. Saber o que as pessoas acham (ou não acham) pode ajudar em novos posts ou mesmo mudanças estruturais do blog - sabe aquele link quebrado, a imagem que não carrega? Pois é. Fora o leitor que não entendeu um ponto e outro leitor acaba por esclarecer.

Falei uma coisa ao longo do post que muitos acabam por não utilizar: moderação de comentários. Ou fecham a porta ou a abrem pra todo mundo falar o que vem à cabeça, sem o mínimo controle. Moderação é fundamental, por mais trabalho que dê - a menos que o volume seja desproporcional ao tempo disponível. Este blog recebe pouquíssimos comentários, não sei se por conta da plataforma, ou mesmo pela falta de interesse em fazê-lo. Isso me permite ler cada comentário e o responder sem pressa. O comentário acaba se tornando parte da postagem, e não mais uma parte a ser ignorada. Perceba a diferença de postura: não é o objeto de muda, mas a forma de vê-lo.

2 comentários:

  1. Oi o/
    Eu gosto de ler comentários, assim sei o que o povo tá pensando dos meus posts.
    Os únicos comentários que me fizeram para com algo foram os do you tube, mas foi na época em que estava na guilda e a maioria era de treteiros de uma guilda rival.
    Tem comentários que são chatos ou inúteis mas também tem alguns que dá pra dar alguma importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sim, os comentários são a melhor forma de saber se as coisas estão indo bem ou não.
      Por isso pensei, por um momento, em mudar a plataforma de comentários, para incentivar as pessoas a dizerem o que estão achando.

      Treteiros de guilda... ai caramba kkkkkkkkkkkk

      Bye o/

      Excluir

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.