terça-feira, 9 de abril de 2019

Porque tudo bem feito demanda tempo


Hoje tive que ouvir as lamúrias de uma pessoa que reclamava que só queria "aprender a parte prática das artes marciais". Depois de tantos anos de treino e concluir que quase nada sei, e o que eu acho que sei deve ser melhorado constantemente, ouvir esse tipo de coisa chega a ser incômodo. Principalmente porque deveria fazer parte da educação das pessoas a noção de que para fazer algo realmente bom é necessário esforço e disciplina constantes. Leva tempo para ser realmente bom em algo, e a arte marcial não é apenas um conjunto de técnicas de defesa pessoal. Para uma técnica ser realmente efetiva, é necessário condicionamento e prática, e isso requer muito treino.

Vendo a mesma situação por outro exemplo, há vários posts de mesma temática aqui no blog, pois acabam por mostrar diversos pontos de vista de uma mesma situação. Eu discordo da ideia de reescrever um post para "atualizá-lo", pois acaba "escondendo" a evolução do blogueiro ao longo do tempo e dos posts. Não adianta procurar na internet como escrever bons posts ou como ter um blog de sucesso se não escrever algo que realmente valha a pena. É como um mar de youtubers que só querem fazer dinheiro, mas não trazem nada de bom - pior que alguns conseguem fortunas com conteúdos de péssima qualidade.

Voltando ao paralelo com as artes marciais, treinar bem demanda tempo, muito tempo. Arte marcial não é mera defesa pessoal, mas também é condicionamento físico e autoconhecimento. A defesa pessoal pode, inclusive, ser considerada uma consequência dos dois itens anteriores, e dessa forma percebe-se que a mera pancadaria passa longe deste post. Ou seja, querer apenas se defender de forma eficaz requer tempo: só aprender socos e apertos não resolve nada. Uma pessoa com um porte físico mais avantajado leva vantagem sobre qualquer técnica sem condicionamento, imagine então esta pessoa com técnica e condicionamento.

Acho que esse último exemplo terminou por explicar que tudo bem feito demanda tempo, esforço, disciplina, dedicação. Existem artes marciais mais filosóficas e outras mais objetivas, no entanto ambas requerem os mesmos itens citados anteriormente para que sejam realmente eficazes. Se for pensar na aquisição de uma arma, de fogo ou não, um assunto que está em moda, também requer treino e condicionamento. Não saber usar pode mais atrapalhar do que ajudar quando for necessário. Ter um bom blog, ou mesmo um bom canal no YouTube, resultará em um trabalho que será considerado ruim depois de um tempo, comparado com trabalhos posteriores.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.