terça-feira, 2 de julho de 2019

Como ter um blog - Assunto, Tema e Subtemas


Depois de tudo o que foi dito sobre ter um blog, e foi decidido que este é o melhor meio para se transmitir determinado conteúdo, é necessário delimitar o assunto. Este é definido através do objetivo do blog: se é um blog profissional ou amador, de cunho pessoal ou sobre um assunto específico.

Definir se o blog será profissional ou amador desdobrará na necessidade ou não de determinados recursos, e mesmo se o blog estará dentro de um site ou não. Claro que uma pessoa pode fazer um site de forma amadora e incluir seu blog, contudo um site profissional requer maior cuidado e melhores recursos que um site amador.

Hoje em dia, a facilidade em adquirir recursos "profissionais" diluiu ambas categorias anteriores. No entanto, um blog amador ainda pode não ter domínio nem hospedagem, algo não muito bom para quem quer desenvolver conteúdo para uma empresa. Nessas horas, o profissional tem que ser realmente "profissional": um blog amador pode se tornar profissional, mas é quase impossível um blog profissional ser amador.


O "brainstorm"
Com o assunto em mente, além da ideia de montar um blog profissional ou amador, sugiro elaborar um "brainstorm" para se ter uma ideia do que irá ser escrito no blog. Essa técnica consiste em ligar palavras a partir de uma ideia principal escrevendo-as em um papel. Há exemplos interessantes na internet, inclusive sites que fazem brainstorms virtuais. Essas palavras darão origem aos posts e categorias do futuro blog.

É interessante ter uma ideia de quais assuntos poderão ser abordados no blog: isso evita que o blog fique sem assunto ou mesmo que "fuja do tema" sem perceber, além de dar uma ideia do quanto você sabe sobre o assunto a ser tratado.

As palavras que surgirem no brainstorm poderão ser utilizadas para criar categorias que organizarão os posts, algo que será explicado nesta série. Essas palavras também ajudarão na hora de criar o nome do blog, que irá com você para onde for, ou seja, é algo a ser analisado com muito cuidado antes de fazer o registro na internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.