terça-feira, 16 de julho de 2019

Como ter um blog - Escolha do Nome


Com um assunto em mente, ou um conjunto de assuntos, pode-se pensar na escolha do nome do blog. Eu decidi escrever em um post apartado por conta da importância que este possui, afinal, a ideia é que o nome do blog seja único e definitivo. Nada pior que mudar o nome do blog quando já se tem uma conta consolidada (e-mail, domínio, etc.), ou um nome que gere trocadilhos desnecessários.

O nome do blog tem que ser curto (de preferência), único e fácil de falar. Pense em como você falaria o nome do seu blog na rua: boa parte dos nomes de blogs são bonitos apenas digitando. Quando se fala o nome, vem à tona os trocadilhos, os apelidos, as divergências que podem levar a outros nomes... Na rua uma pessoa pode se confundir e anotar errado, e mesmo na internet há esse tipo de confusão. Isso deve ser levado em conta quando comprar um domínio (se o caso), algo que vou falar mais pra frente.

O nome precisa estar ligado ao assunto? Sim e não. Ele tem que ter um impacto agradável que permita a associação com os temas, mesmo sem citá-los diretamente, como a criação de uma marca - não deixa de ser algo do tipo. E pode ter seu nome, sobretudo se tiver formação na área. Obviamente, não vou dar uma receita de bolo para um nome de sucesso - isso não existe.

Ser simples varia de pessoa para pessoa. Um nome simples e curto não significa ser monossilábico, mas que seja fácil de se falar e se digitar, sem empecilhos. Um nome maior não significa um nome feio, longe disso, mas existe a dificuldade de gravá-lo na memória ou mesmo de digitá-lo.


Comprar um domínio ou não?
Não acho que, para início de projeto, seja bom comprar um domínio, por dois motivos: o projeto pode ser deixado de lado a qualquer momento ou o nome ser mudado no meio do caminho (mesmo após tanta reflexão sobre). Um domínio é bom para consolidar o nome do blog, evitar que criem outros projetos com o mesmo nome, ou mesmo copiarem a ideia como um todo.

A hospedagem será melhor abordada quando no tipo de plataforma, já que ela é associada ao Wordpress.org e a blogs profissionais. Como disse na definição de assunto, fazer um blog profissional está acessível a qualquer pessoa, o que acaba "diluindo" a postura do blog, sobretudo para quem o tem por hobby.

O domínio é um projeto para anos, tanto é que é pago anualmente, não mensalmente. É algo que mostra um projeto duradouro, com postura. Deve ser refletido, mas também deve ser observado: quando um projeto começa a ganhar vulto, começam a aparecer concorrentes - e plagiadores. Deve-se tomar cuidado para não consolidar o blog tarde demais, pois até mostrar que era o original, pode ser menos desgastante mudar de nome.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.