terça-feira, 13 de agosto de 2019

Como ter um blog - Começando a Escrever


Depois de tanta introdução e planejamento, seria hora de fazer o cadastro, as compras, e montar o blog? Talvez. De nada adianta montar tudo e não conseguir escrever um post, nem que seja um diminuto texto de apresentação, explicando de onde o blog surgiu e quais são suas ideias de postagem. Pode até ser melhor começar escrevendo vários textos para depois montar o blog. No entanto, as pessoas tendem a pensar primeiro na forma para depois pensar no conteúdo.

Por isso a ideia do brainstorm no começo para não só ter uma ideia de quais temas serão abordados como também permitir que sugestões de posts venham à tona. O brainstorm é uma excelente alternativa quando "não há assunto" para escrever: não é que o assunto foi esgotado, mas não se sabe o que postar naquele momento.

Como é o começo do projeto, ou a pessoa tem uma miríade de ideias de posts ou há o pavor da página em branco. Caso já tenha alguns posts já prontos para publicação, é só seguir o fio da meada para desenvolver os próximos. É interessante que o blog já tenha algum conteúdo quando for "lançado", assim o leitor tem uma amostra do trabalho que será desenvolvido, sem ficar na ansiedade de esperar o primeiro post.

E as páginas?
Páginas são importantes para o blog: elas são o que é chamado hoje em dia de "conteúdo fixado" nas redes sociais, coisas importantes que tendem a não mudar ao longo do tempo. Enquanto você escreve posts seguindo a fluidez de um assunto, a página apresenta o assunto de forma sólida, sendo melhor utilizada para outras coisas como apresentação do blog e do autor, contato, entre outros conteúdos pertinentes.

Não significa que você é obrigado a criar páginas ao blog - apenas se considerar necessário. Blogs profissionais acabam por utilizar esse recurso para as finalidades acima descritas, enquanto blogueiros amadores podem usar suas próprias redes sociais para manter contato com os leitores. Como sempre deixo ressaltado: não são regras - nenhum blog vai se tornar mais ou menos "famoso" por conta de detalhes.

Como escrever um post
Não existe uma fórmula mágica para escrever um post. Ele vai da criatividade e da habilidade do blogueiro. Ao contrário das "receitas de bolo" espalhadas pela internet, escrever um post com determinadas características não vai lhe garantir mais acessos, mas o empobrecimento da internet como um todo.

É a sua identidade que tem que estar no blog, não a de outro blogueiro. Se prefere escrever parágrafos longos, com notas explicativas, escreva; se prefere inserir imagens e vídeos para melhor apresentar o assunto, vá fundo (respeitando os direitos autorais dos mesmos). Só pense que o jeito de escrever deve estar ligado ao assunto do blog, para melhor transmitir sua mensagem. Acredite, isso é mais natural do que você pensa.

A sugestão que fica é programar a postagem ao invés de publicá-la de imediato. Isso permite que o leitor esteja atento ao seu blog em determinado dia e horário por saber que nesta hora que irá sair algo novo sem precisar de notificações. Nessa toada, é interessante que haja um "estoque" de postagens programadas, para evitar que o blog fique "sem assunto" no dia em que deveria haver publicação, e lhe dê alguma folga para desenvolver novos textos.

Frequência de postagens
Ao contrário do YouTube, que indiretamente força o criador do conteúdo a publicar todos os dias para não perder visibilidade, no blog você decide o quanto e quando pretende publicar. Isso permite que haja tempo necessário para desenvolver o conteúdo com o mínimo de imprevistos, focando a qualidade à quantidade.

E ao contrário do que dizem, menos postagens não significa menos acessos. Se, dentro do assunto do blog e da elaboração da postagem, a publicação é feita mensalmente, não significa que o blog terá menos acessos - apesar de alguns leitores reclamões. Hoje em dia é necessário que haja posts melhor elaborados ao invés de lugares-comuns apenas para ganhar cliques - a internet já está saturada disso.

2 comentários:

  1. Ola, Renata boa noite!
    Muito bom seus posts sobre blogs.

    Muito obrigado.

    At,
    Helder Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Helder!

      Obrigada pelo elogio!

      Uma boa semana!

      Excluir

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.