terça-feira, 27 de agosto de 2019

Como ter um blog - Organizando os Posts


Antes de lançar e começar a divulgar o blog, é necessário que ele possua algum conteúdo já publicado, para que o leitor possa "se divertir" antes dos próximos posts. Não falei nada sobre o tal do "engajamento" por isso estar mais ligado a uma mendicância virtual (implorar compartilhamentos e comentários) do que à qualidade do conteúdo. Um blog bem escrito será lido, será compartilhado, será reconhecido. Se o autor não possuir esta postura, não poderá esperar muita coisa do leitor.

Esses posts devem ser organizados logo após a elaboração, pois conforme a quantidade de postagens aumenta, aumenta também a dificuldade em organizá-los. E como fazê-lo? Através de categorias. Com o brainstorm à mão, é possível definir quais serão as categorias de posts do blog, fora algumas tags que poderão melhorar a visibilidade do post na internet.

Primeiramente, há uma diferença fundamental entre categorias e tags, e defini-las é de grande ajuda para a organização: as tags (etiquetas) situam os posts em palavras-chave para os motores de busca, as categorias organizam os posts dentro do conteúdo do blog. Parecem a mesma coisa, no entanto as tags podem variar conforme o assunto do post, enquanto que as categorias são fixas, sendo criadas ou excluídas apenas em casos específicos.

Ao criar o blog, crie algumas categorias. O Wordpress permite que você hierarquize-as, criando subcategorias. Este recurso não está disponível no Blogger, mas acredito que não faça tanta diferença para quem está começando - a menos que o blogueiro tenha visto em seu planejamento que este tipo de recurso pode ser melhor aproveitado. Novas categorias podem ser criadas conforme os assuntos vão se desenvolvendo no blog.

As tags variam com os posts, como foi dito. Ao elaborar o post, analise os pontos-chave do mesmo - essas são as tags. Esqueça a questão de SEO (otimização para mecanismo de busca) - os algoritmos dos buscadores mudam ao longo dos anos para evitar que alguns sites tenham maior visibilidade que outros por conta do uso de palavras-chave e metatags (definição do blog para motores de busca) do que outros que podem ser mais relevantes.

Quantas categorias e tags deve ter um post? Eu gosto de usar três, pois acho um número razoável. Não encha seu post de categorias: isso tirará a utilidade das mesmas de organizar os posts. Não encha seu post de tags: além de criar uma bagunça no blog, alguns motores de busca "ignoram" excesso de tags. Fique à vontade, contudo, de usar quantas e quais forem necessárias para uma melhor organização e visibilidade. Ou mesmo não utilizar nada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.