terça-feira, 24 de setembro de 2019

Como ter um blog - Comentários


Comentários são a principal reação ao trabalho do blog. Através deles é possível saber se o trabalho está sendo bem feito ou não. Obviamente é algo mais complexo do que se imagina, e isso será abordado neste post. Ao contrário do YouTube, nenhuma reação dá dinheiro diretamente ao blog - outro motivo para não ficar mendigando engajamento. Claro que uma maior visibilidade aumenta as possibilidades de seu produto ser comprado ou mesmo os anúncios de seu blog serem clicados, mas isso será analisado em outro post.

Infelizmente, e ao contrário do YouTube, não dá para saber se a pessoa que está comentando é ela mesma, ou seja, alguém pode se passar por uma pessoa importante apenas para trollar, podendo gerar situações constrangedoras. Fora que boa parte dos comentários hoje em dia não são "enriquecedores" ao blog - não trazem algo que possa ser aproveitado em nenhum aspecto. No entanto, se for possível ler e responder todos os comentários, vale a pena manter o recurso ativado.

Mantenha o recurso de comentários ativado para conhecer o perfil de visitantes e leitores, mas com o recurso de moderação. Não deixe que um comentário apareça no seu blog sem sua aprovação: não apenas para evitar comentários inúteis, mas também para evitar spam. Há críticas negativas que são construtivas, mas há comentários maledicentes também que devem ser filtrados - a menos que queira tirar um sarro.

Sobre comentários anônimos, é um recurso a se levar em consideração. É mais sensato permitir que uma pessoa comente de forma anônima do que se passar por quem não é - ela vai dar um jeito de não se identificar. Se há a moderação de comentários, não há risco em permitir o comentário anônimo. O importante é a mensagem, não quem a escreve. Fora que alguns leitores sentem-se mais seguros em escrever sem precisar de identificação - se for escrever abobrinha, o comentário é excluído e ponto final.

Há uma plataforma de comentários chamada Disqus, usada em alguns sites, que pede o login no Facebook ou Google, permitindo ver se a pessoa é aquela mesma ou não. Contudo, ela é incompatível com o Blogger, bugando muito, e o Wordpress tem uma plataforma de comentários muito boa para ser trocada - mas é possível fazer a instalação se achar necessário.

Se o volume de comentários úteis (críticas positivas e negativas) for elevado demais para dar a devida resposta, bloqueie o recurso e deixe isso claro aos leitores. É melhor não permitir comentários se não houver uma devolutiva razoável para todos. Mais chato ainda é o leitor não ter o comentário respondido, ou mesmo aquelas dezenas de comentários vazios.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.