Como ter um blog - Divulgação

Então se chega a uma questão importante: como divulgar um blog? Ele está lá, com seu nome, endereço, plataforma e posts, tudo organizado e limpinho. Faltariam então os leitores, não é? Sim, mas quantos? Infelizmente existe a ideia de que quanto mais acessos ao blog melhor: mais gente comentando, mais pessoas consumindo os produtos do blog e mesmo clicando nos anúncios do AdSense. Também dá para fazer contratos de publicidade e ganhar um dinheirinho extra.
Pois bem, a ideia dessa série de postagens é a de você criar um blog, e não um "blog de sucesso", pelo menos não no sentido que é comumente dado. Para mim, um blog de sucesso é aquele em que há gosto por escrever, não um mero trabalho maçante para caçar assunto e assim cavar acessos. Lembro de um tutorial que "ensinava" a ver quais os assuntos eram mais pesquisados dentro de um determinado nicho e a partir daí escrever o post: basicamente você está sentando na janelinha após pegar o bonde andando. Muito melhor você desenvolver o assunto a partir do seu ponto de partida, e não dos Trending Topics.
Ao longo do tempo, você vai ouvir falar de "page rank" e SEO (otimização nos mecanismos de busca). Depois de tanto tempo blogando, percebi que cuidar disso é "perda de tempo". Como disse em outro post desta série, os algoritmos de busca vivem mudando, e está claro que alguns sites/blogs são mais "valorizados" do que outros, mesmo que alguns tenham conteúdo melhor (e mais acessos, inclusive). A maior parte (para não dizer todos) os macetes só funcionam com alguns blogs, não com a maioria.
Outra coisa: ter um blog famoso implica ter mais e mais tempo para se dedicar a ele. Tanto a manter o nível de postagem, quanto a responder comentários, atender a sugestões e mesmo lidar com intrigas virtuais. Isso sem ganhar uma fortuna, quando não gastando dinheiro para manter o blog. Esse balde de água fria é necessário, pois muitos blogueiros largam seus blogs por conta desse sucesso fracassado.
Nessa toada, as redes sociais apenas complementarão o blog com conteúdo e serão mais um espaço para o feedback dos leitores. Esteja onde achar que o blog deve estar e interaja com outros usuários. Converse com pessoas a sua volta sobre o blog, sem se preocupar em convencê-los a acessar e comentar. Se o blog for bom, bons leitores aparecerão. Insistir com péssimos leitores pode causar um desânimo desnecessário: há pessoas que só comentam para ofender.
No caso do blog profissional, haverá a rede de contatos da profissão. E assim como você conversa com pessoas do seu meio profissional, você informa a elas de seu blog. A tendência é um bom profissional ter um bom blog em sua área, já que conhece o assunto muito bem. Já o blog de uma empresa será divulgado pela propaganda da empresa, apesar de ser possível desenvolver junto uma interação voltada às redes sociais.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.