terça-feira, 8 de outubro de 2019

Como ter um blog - Feed


Para mim, este é o melhor recurso do blog, mas acho que seja um dos menos trabalhados. Feed é a atualização das postagens do blog, podendo ser inserido em uma plataforma específica, recebido por e-mail ou adicionado ao navegador. O feed foi mais popular à época do Google Reader, e atualmente alguns de seus recursos tornaram-se obsoletos por conta das mudanças nas redes sociais.

Mesmo assim, é uma ferramenta a ser levada em consideração, já que nem todo mundo acessa todos os dias um blog para ler novidades. O feed permite que a postagem chegue ao leitor assim que é publicada. Quem tem página no Facebook ou canal no YouTube sabe que na maior parte das vezes a atualização não é informada ao assinante por conta dos algoritmos dessas redes sociais - algo que não acontece com o feed.

Todas as plataformas de blog criam dois feeds automaticamente, um para posts e outro para comentários. Alguns navegadores detectam os feeds, permitindo ser adicionados para acompanhamento (e avisando sobre as atualizações). Caso prefira adicionar a um leitor de feed (ou ao programa de e-mail), basta adicionar o endereço do blog ou do feed - no primeiro caso, o sistema tende a localizar automaticamente o endereço do segundo.

O conceito de feed é complicado para boa parte dos internautas, que acabam tendo dificuldade de assinar os feeds de seus blogs favoritos. A solução é o recurso o "feed por e-mail", disponibilizado pelo FeedBurner, ligado ao Google. O leitor cadastra seu e-mail e passa a receber os posts novos em sua caixa de entrada. Não é um mailing, como pode parecer, não podendo ser enviados e-mails além das postagens publicadas, ou seja, não há risco de spam.

Para instalar esse recurso no blog, você tem que cadastrar o endereço do feed do seu blog no FeedBurner, que irá criar um novo endereço, onde outros recursos poderão ser utilizados. Adicione esse novo endereço nas configurações do blog, para quando uma pessoa assinar seu feed, utilizar o endereço do FeedBurner, que possui uma série de recursos tanto para o leitor quanto para o autor, inclusive monitorar a quantidade de assinantes e acessos ao blog a partir do feed.

Apesar de alguns recursos estarem obsoletos (adicionar o feed ao Meu Yahoo, por exemplo), o feed é um recurso prático para o blogueiro porque permite que seu leitor tenha acesso ao conteúdo do blog sem precisar entrar nele. Com isso em mente, termino com uma sugestão: ao invés de configurar o feed como "texto parcial", configure-o como "texto integral", permitindo que o leitor leia o post todo sem entrar no blog. Motivo: é incômodo ao leitor ter que acessar o blog apenas para ler o post. Se fosse para ir ao blog, o leitor o acessaria todos os dias.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.