terça-feira, 8 de setembro de 2020

Criticando o pensamento crítico


Pensamento crítico é uma daquelas expressões aparentemente inócuas que causam grandes danos na atualidade. É parente do politicamente correto, e como tal, também deve ser exposto. Aparentemente, pensar de forma crítica é analisar o exposto, de forma a processá-lo de forma mais racional; no entanto, é um conceito no qual deve-se apenas criticar a sociedade vigente, mas não o que é proposto para a mesma.

Criticar dá a falsa sensação de superioridade ao que é criticado, gerando um vício por criticar, mesmo sem motivo. Critica-se para reduzir algo indesejável, critica-se para defender-se de algo, e por aí vai. Criticar abala estruturas, quando não as põe no chão. Uma crítica bem feita destrói as melhores ideias e as mais elevadas intenções.

Mas e a crítica construtiva? Ela ajuda a melhorar, é quando você quebra algo para reformar, como uma parede. É pontual, e sempre busca valorizar os bons aspectos de algo - a crítica pela crítica não. Nestes tempos conturbados, mesmo uma crítica destrutiva tem boa aparência: há elogios vazios, apenas para se dizer que outros aspectos foram levados em consideração, mas nada sustentam.

O pensamento crítico, no fundo, tem por objetivo derrubar os pilares da sociedade vigente para criar-se uma nova. Um aspecto interessante é que quem criou e quem promove essa linha de pensamento não aceita críticas ou questionamentos, ou seja, não aceita uma análise racional das ideias. A expressão torna-se armadilha, camuflagem de um grupo de intenção duvidosa ganhar domínio sobre o pensamento alheio.

A verdadeira racionalidade é muito mais difícil de ser alcançada do que se imagina. Não depende apenas de livros e de muito estudo, mas da verdadeira maturidade. Não se pode ser racional pensando apenas em um lado da situação ou querendo tirar vantagem, seja para si ou para o próprio grupo. Deve-se reconhecer os próprios erros e sofrer os próprios revezes, pois é algo muito mais elevado que está sendo levado em consideração.

2 comentários:

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.