terça-feira, 29 de setembro de 2020

Lei do retorno e da atração para leigos


Lembrei-me daquela série de livros "Para Leigos", "For Dummies" no original, algo que seria literalmente para idiotas. Bom, as pessoas no geral acham que a Lei do Retorno nada mais é que alguém faz algo, e logo aquilo volta pra ele. Se realmente fosse assim, bandidos seriam punidos exemplarmente e o mundo seria uma maravilha... Voltemos à realidade.

Eu havia comentado no post sobre os padrões não-lineares que a vida funciona em campos atratores, nas palavras do Hawkins. Logo, tudo está interligado dentro de níveis de consciência, e conforme a pessoa evolui, ela passa a abarcar mais e melhores dados destes campos. Toda a ação não gera uma reação, mas está dentro de uma rede de eventos possíveis em seu campo atrator.

Não significa que uma pessoa de nível de consciência baixo não pode ter uma atitude elevada, pelo contrário, ela pode fazê-lo e isso pode ajudá-la em sua evolução, pois isso irá atrair outras coisas, dentro do novo campo atrator. Isso vai de encontro com a famosa Lei da Atração do livro O Segredo: se você pensar em determinadas coisas constantemente, irá consegui-las.

Infelizmente, este livro é mera propaganda, não trazendo nada de prático ou de específico. Não fala das consequências, não fala de como as coisas funcionam. Pensar em atrair bens materiais não irá atraí-los por si só, assim como ignorar os problemas não irá evitá-los. A pessoa não atrai o que quer, mas o que precisa, dentro do fluxo natural do Universo.

Claro que se a pessoa mudar de padrão de pensamento, vai mudar o campo atrator onde se encontra, progredindo ou regredindo. Contudo, mudar o padrão de pensamento vai muito além de pensar apenas em coisas fofinhas ou evitar a todo custo de pensar nos problemas. Lei do retorno, como a lei da atração, são coisas deveras complexas e muito mal abordadas, geralmente por pessoas que não trabalharam a própria percepção.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.