terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Genialidade e Criatividade

Continuando a escrever sobre o Power vs. Force, chegamos ao capítulo 15, sobre a Genialidade e o Poder da Criatividade. Já comentei sobre aqui no blog quando falei sobre empirismo, que, no fundo, nada mais é que uma forma de "baixar" informações pela mente. Informações estas que já existem nos campos atratores, mas que ainda não foram manifestadas na "realidade". O trabalho de pensar torna-se ponte entre o não-manifesto e o manifesto.

Um gênio é aquela pessoa que possui um estilo de consciência caracterizado pela habilidade de acesso a padrões atratores altamente elevados, geralmente associando sua genialidade a uma inspiração divina, que apresenta respostas e conceitos já prontos: grandes gênios da música não planejaram suas grandes obras, mas as tinham completas em suas mentes. Grandes ideias não são conceitualizadas, mas reveladas, de certa forma, como o koan na tradição Zen.

Todas as pessoas têm um potencial genial dentro de si, geralmente expresso por aquelas sacadas inesperadas que surgem em momentos específicos e que acabam por resolver situações mais complexas. Um gênio acaba por ter isso continuamente, em vários aspectos de sua vida, acabando por desenvolver múltiplos talentos. Quando um gênio traz um padrão elevado para o cotidiano, ele eleva a sociedade em que se encontra a um novo nível.

Gênios verdadeiros acabam por ter um estilo de vida excêntrico e uma visão de mundo diferenciada, por conta desse contato com padrões atratores mais elevados. Acontece que a grande maioria dos gênios não é reconhecida, seja por não serem aceitos como pessoas "normais", seja por suas ideias não serem reconhecidas em seu tempo - vindo, na maior parte das vezes, serem reconhecidas apenas postumamente.

Outro motivo pelo qual um verdadeiro gênio não é reconhecido é por nem sempre possuir um alto QI, o famoso quociente de inteligência. Claro que grandes físicos e matemáticos, por exemplo, acabam por precisar desta característica. Outra coisa é que o fluxo de trabalho de um gênio é de grande intensidade em apenas alguns momentos: quando a ideia surge em sua cabeça, o gênio trabalha por horas a fio para aproveitá-la com o máximo de detalhes, para depois aguardar o próximo insight.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.