terça-feira, 9 de novembro de 2021

O importante é competir?

Quem nunca ouviu aquele chavão "não importa se ganhar ou perder, o importante é competir"? A ideia de que o importante é participar e se esforçar, independente do resultado, pode esconder algo terrível: e quem nunca ganhou nada, nem no par ou ímpar? Por mais que devamos nos comparar apenas com nós mesmos, a comparação com o outro pode ser saudável, quando ajuda a enxergarmos melhor.

Hoje em dia não há mais competição: todos são vencedores. No entanto, se todos são vencedores, qual o valor do esforço? Se a pessoa fizer qualquer coisa, ela será premiada, abrindo espaço para qualquer coisa ser considerada válida. Se só perder é ruim, só ganhar também o é: ainda mais quando não há a disputa, a comparação.

Aí que está o ponto de central de toda e qualquer competição: a comparação entre esforços, seja da pessoa com ela mesma, seja dela com outras pessoas. É o reconhecimento do esforço, da disciplina, do mérito, da criatividade, entre outros tantos valores. Por isso uma competição justa é benéfica, e quaisquer trapaças são combatidas.

É normal pensar em competições esportivas, mas isso pode ser levado para todos os aspectos da vida: pessoal, profissional, social. O importante não é a vitória, mas o reconhecimento do esforço, principalmente pela pessoa (geralmente o mais difícil). É difícil esse reconhecimento só com derrotas ou revezes: aquele "mas eu consegui tal coisa" nem sempre ajuda, às vezes mais atrapalhando.

O gostinho de vitória pode ajudar a nos sentir um pouco mais normais - não superiores, ao contrário do que pensam. A obsessão por vencer todos conhecem e sabem que é ruim, mas e aquele que faz questão de não se esforçar e ostenta suas derrotas? Também é ruim, tão ruim quanto, mas este acaba por ser mais consolado que criticado, ou incentivado a esforçar-se mais.

Nunca pensei que uma vitória pudesse despertar sentimentos de humildade e gratidão tão intensos. Agradecer aos concorrentes, aos apoiadores, a si mesmo. A sensação de poder seguir em frente com segurança e confiança de que está sempre fazendo o melhor possível, mesmo que haja revezes ou mesmo derrotas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.