terça-feira, 23 de novembro de 2021

Pensando além das ideologias


Cheguei à conclusão de que ideologia é algo ruim, independente de qual seja. A ideologia acaba por criar um padrão mental de base irracional, distorcendo a visão da realidade e fazendo com o que a pessoa tome decisões erradas, baseadas em uma tentativa inútil de mudança, tendo em vista que se baseia em algo inexistente como padrão.

Eu precisava falar isso, pois ideologia não possui posição política, ao contrário do que imaginam. Simplesmente pode aparecer em qualquer lugar, de qualquer forma, podendo, no final das contas, ser útil para aqueles que buscam reverter o processo, ou seja, abrir mão de uma mentalidade ideológica, consequentemente revolucionária, e buscar a realidade e a Verdade.

Não é possível mudança sem perceber o que realmente acontece. Interessante falar sobre após de dizer que a realidade é uma simulação. Acho que já comentei sobre, mas irei comentar novamente para reforçar: não adianta só saber disso, mas é necessário viver através disso, ter consciência. É um processo muito mais complexo que meramente eu escrever aqui. E buscar a realidade da simulação é parte do processo de desenvolvimento da consciência.

A ideologia faz o processo inverso em relação à realidade: ao invés de a pessoa definir seu caminho dentro do que percebe, ela tenta impor sobre a realidade aquilo que acha que sente. Considera o que é certo apenas aquilo que compartilha de sua visão de mundo distorcida e limitada, sem apurar o que realmente acontece. As conclusões equivocadas que surgem disso possuem resultados desastrosos, que tentam ser remendados com mais ideologia, gerando novos resultados desastrosos.

A mente das pessoas tende a criar ideologias como uma forma de criar respostas prontas para as diversas situações. Sair da situação de automatismo é necessário para não cair na armadilha ideológica, mesmo que isso acabe por gerar algumas situações desconfortáveis: a maioria das pessoas não sabe que é possível viver sem uma ideologia, inclusive podendo concordar ou discordar de ideias de correntes de pensamento diversas.

2 comentários:

  1. ESte artigo, como outros, é muito esclarecedor e mostra que a vida é mais do que querer mudar tudo a sua volta. Significa também aceitar as coisas como elas são, e muitas vezes, do modo como elas são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!
      Esses artigos são fruto de muito estudo e de experiências práticas desses estudos. Fico feliz de ao menos conseguir ajudar uma pessoa que seja com eles.
      Sobre esse artigo, depois de ter contato com mais de 8000 ideologias, percebi que todas, mesmo que antagônicas, têm a mesma origem, e passei a viver bem melhor quando depois de aceitá-las, mas sem deixar me envolver...

      Excluir

Deixe seu comentário. Ao clicar em enviar, aparecerá uma caixinha de confirmação.