O perigo da egrégora

Egrégora é um padrão mental compartilhado por um grupo de pessoas, diferente de arquétipo, que é um conceito presente no inconsciente de todas as pessoas. Como é constante aqui no blog, um padrão mental influencia no ambiente, gerando situações ligadas a ele. Pessoas passam por problemas ligados ao seu padrão mental, o famoso nível de consciência.

Para mudar de problemas, é necessário mudar o padrão mental. Problemas nunca acabam: você apenas adquire novos. E, infelizmente, as pessoas adquirem novos problemas quando ainda não superaram os antigos. É ilusório pensar em ficar com os mesmos problemas para sempre, pois o próprio Universo empurra você para frente. Por isso ignorância não é uma bênção, e sim uma anestesia ao que está acontecendo - e isso não é bom.

Quando muitas pessoas compartilham do mesmo padrão mental, isso se torna uma egrégora, que influencia o ambiente de forma muito mais ampla, inclusive pessoas que não possuem este padrão. Isso é largamente utilizado por alguns meios de comunicação para difundir determinadas ideias à sociedade de forma sutil.

Falar que os recursos naturais estão acabando é uma dessas egrégoras. Ao invés de se pensar numa melhor gestão de recursos naturais, para que o máximo de pessoas tenham uma vida confortável, planta-se na mente das pessoas uma situação apocalíptica, na qual haveria como única alternativa ter uma vida cada vez mais miserável. Quem propõe isso geralmente tem uma vida confortável, para não dizer luxuosa.

Quanto mais se pensa nisso, mais as coisas tendem para isso. É completamente diferente de enxergar a realidade e trabalhar para mudá-la. Só que enxergar a realidade permite que cada pessoa tenha sua própria visão de mundo e trabalhe da forma que considere melhor para as situações - o que não é conveniente para quem quer ter poder ou perpetuá-lo.

Atualmente, essas "egrégoras de controle" são criadas de forma a estruturar um padrão de vida miserável. O sofrimento constante por coisas simples impede que as pessoas olhem para a raiz do problema, forçando-as a lutar desnecessariamente para ter uma vida minimamente confortável. Junto com essas egrégoras há a perseguição contra pensamentos divergentes: mentes evoluídas conseguem neutralizar essas egrégoras mesmo que a nível pessoal.

Comentários