O "segredo" do Reiki

Eu falo "segredo" por ser algo difícil de explicar e mais difícil ainda de se perceber. É como se as primeiras frases do Gokai fizessem todo o sentido, como algo óbvio: o método secreto para alcançar a felicidade, o remédio para mente e corpo. Os Cinco Princípios não são regras, como o livro de Jordan Peterson, mas princípios que permitem que a vida flua de forma mais leve e graciosa.

Não lembro em qual post disse, se é que já escrevi sobre, mas a aplicação de um reikiano torna-se mais eficiente quanto maior for seu nível de consciência. Contudo, a sacada é que, ao elevar o nível de consciência, os Cinco Princípios passam a fazer parte da vida da pessoa sem que ela precise recitar dia e noite, como praticar algum movimento torna-o automático depois de um tempo.

E há uma sacada maior ainda: é possível "aplicar" Reiki sem precisar da técnica. Eu sei que parece absurdo, e que isso não dispensa toda a técnica e treinamento, mas o contato com as pessoas permite que essa energia flua de forma espontânea, e que as coisas aconteçam sem que precise de um direcionamento. Como disse: haverá horas nas quais será necessária a aplicação, o treinamento deverá ser seguido, mas não é algo forçado e sim automático, natural.

Por isso falei que era um "segredo". Isso não é ensinado pelos mestres Reiki - pelo menos não dessa forma. É fácil falar que Reiki flui, que não precisa de técnica, mas isso só é possível se o aluno buscar desenvolver sua consciência para tal. Lembrando que o objetivo do Reiki está acima da terapia: é um meio para desenvolver a consciência e assim adquirir bem-estar físico e mental.

Comentários